Educação ambiental e para sustentabilidade no ensino médio: uma revisão sistemática
2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 6 Linguagem: Português
10.54033/cadpedv21n6-165
ISSN1983-0882
AutoresAilton Leonel Balduíno, Renata Neto Duarte, Maria Benta Cassetari Rodrigues, Thalles Yurgen Balduíno, David José Miquelluti, Cláudia Guimarães Camargo Campos, Mari Lúcia Campos,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoO presente estudo tem como objetivo analisar como a educação ambiental e para a sustentabilidade estão sendo abordadas no ensino médio, tanto no Brasil quanto no exterior, identificando perspectivas futuras para a integração efetiva da educação ambiental nas escolas. No Brasil, a educação ambiental ainda enfrenta muitos desafios como a falta de recursos e a necessidade de capacitação dos professores. Contudo, iniciativas inovadoras têm surgido, buscando integrar práticas ambientais no currículo escolar de maneira mais eficaz. Os estudos selecionados apontam para uma educação ambiental que, ao invés de se concentrar exclusivamente em problemas de larga escala, deve priorizar ações práticas e cotidianas, promovendo a conscientização e o envolvimento direto dos alunos com o meio ambiente. Jogos educativos, atividades ao ar livre, e o uso de tecnologias emergentes, como códigos QR, são destacados como recursos valiosos para engajar os jovens de maneira eficaz. A necessidade de educadores bem-preparados e métodos de ensino que facilitem a interação direta com o ambiente natural também é enfatizada, sugerindo uma mudança paradigmática na forma como a educação ambiental é concebida e implementada. A implementação de jogos educativos e atividades ao ar livre permite que os alunos aprendam sobre o meio ambiente de forma interativa e prática. Essas atividades não apenas tornam o aprendizado mais interessante, mas também ajudam a consolidar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. O contato direto com a natureza e a aplicação de conhecimentos em contextos reais são vistos como essenciais para desenvolver uma consciência ambiental profunda e duradoura. Conclui-se que uma abordagem mais sistemática e integrada à educação ambiental, que valorize a experiência direta e a participação ativa dos estudantes, é crucial para cultivar uma geração mais consciente e responsável em relação ao meio ambiente.
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