Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Patrimônios culturais e seus significados na contemporaneidade

2024; Centro de Organização da Memória Sócio-Cultural do Oeste de Santa Catarina; Volume: 37; Issue: 60 Linguagem: Português

10.22562/2024.60.10

ISSN

2175-0173

Autores

Arnaldo Pinto, Márcia Regina Rodrigues Ferreira, Gerda Margit Schütz-Foerste,

Tópico(s)

Cultural Heritage Management and Preservation

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre os patrimônios culturais do município de Santa Teresa/ES, reconhecido pela Lei nº 13.617/2018 como o pioneiro da imigração italiana no Brasil. A partir do diálogo com produções de Walter Benjamin, focalizamos manifestações de determinados grupos da referida localidade na relação com representações que simbolizam histórias e memórias do processo imigratório, em especial a Casa Lambert. Considerando o declínio das experiências na modernidade, fenômeno característico da sociedade capitalista, realizamos uma pesquisa qualitativa (Lüdke; André, 1986) para problematizar formas de apropriação da cultura como espetáculo e objeto comercializável. Diante da denominada “cultura do vidro” (Benjamin, 2012), na qual os sujeitos são constantemente expostos a um passado pretensamente homogêneo e idealizado, refletimos acerca da tendência de transformação dos patrimônios culturais em fantasmagorias, o que inclui o desenraizamento social e a desvalorização das experiências vividas coletivamente.

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