
USO DE LA TECNOLOGÍA EN LA EFICIENCIA ADMINISTRATIVA: EVALUACIÓN DE LA PLATAFORMA PROESC EN LA GESTIÓN ESCOLAR DE LA RED DE EDUCACIÓN PÚBLICA DEL MUNICIPIO DE LARANJAL DO JARI-AP
2024; Volume: 5; Issue: 6 Linguagem: Português
10.47820/recima21.v5i6.5394
ISSN2675-6218
AutoresPatrícia Pinheiro da Silva, Magda Pinheiro da Silva, Hamilton Tavares dos Prazeres,
Tópico(s)Education and Teacher Training
ResumoAs plataformas digitais na educação têm como fator importante a centralização e segurança das informações, permitindo um acesso rápido e seguro a dados essenciais, o que contribui para uma tomada de decisão mais ágil e informada, além de promover uma comunicação mais eficaz entre professores, família, coordenadores e alunos. Diante disso, este estudo tem como objetivo identificar o impacto da plataforma PROESC na eficiência administrativa da gestão escolar da rede pública de ensino do município de Laranjal do Jari-AP. A metodologia foi baseada em uma abordagem quantitativa, cuja coleta de dados foi realizada através de pesquisa em fontes bibliográficas, observação e entrevistas semiestruturadas, por meio do Google Forms, com três coordenadores municipais que gerenciam a plataforma PROESC em Laranjal do Jari-AP. Nesse contexto, a relevância do estudo está no fato de o artigo contribuir com e conhecimento sobre esse sistema de gestão escolar. Semelhante a outras empresas, a escola precisa gerenciar seus recursos, contratar e dispensar funcionários, lidar com questões documentais e burocráticas e administrar as finanças da instituição. A partir dos resultados, pode-se concluir que é importante entender como essas tecnologias são implementadas e de que maneira estão contribuindo para a melhoria da qualidade da educação.
Referência(s)