Artigo Acesso aberto

Para começar a pensar o ensino de História do Design em Cursos Superiores de Tecnologia em Design Gráfico

2024; Linguagem: Português

10.5151/7spdesign-036

ISSN

2318-6968

Autores

Rafael Efrem, Marcos da Costa Braga,

Tópico(s)

Sustainable Design and Development

Resumo

O conhecimento em História do Design contribui no desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo, essencial não só para a prática projetual, mas para a construção de uma identidade social dos profissionais. Apesar desta importância, o que se pôde verificar através do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), é um baixo engajamento por parte dos discentes dos Cursos Superiores de Tecnologia em Design Gráfico (CSTDG) em relação ao conhecimento histórico do seu campo profissional. Por isso, a questão central da pesquisa é: que conteúdos e ações didáticas podem melhorar o engajamento dos estudantes nas aulas de História do Design em CSTDG? E o objetivo geral da pesquisa é identificar que conteúdos e ações didáticas podem melhorar o engajamento dos estudantes nas aulas de História do Design em CSTDG. Para atender ao objetivo geral, esta pesquisa será de cunho exploratório e de caráter qualitativo, com pesquisa bibliográfica, documental e estudo de campo. Para Deslauriers e Kérisit (2008, p. 131), o cotidiano da sala de aula é um dos 'objetos privilegiados de uma abordagem qualitativa'. Seguindo-os, esta pesquisa envolverá: a) Revisão bibliográfica: sobre Educação Profissional e Tecnológica (EPT), didática e didática da EPT, teoria do currículo, ensino de História do Design e formação do campo profissional de design gráfico no Brasil; b) Amostra: definida a partir do Censo da Educação Superior de 2020, pretendemos recorrer a 50% das instituições públicas, ou seja, 7, e o dobro disto para as particulares, ou seja, 14, somando 21 CSTDG no total, a partir do ranking de melhor desempenho no Enade; c) Coleta de dados: os dados serão coletados a partir de pesquisa documental (Cellard, 2008), e por entrevistas não-dirigidas (Poupart, 2008) e enquetes (Richardson, 2012). Os documentos com os quais trabalharemos serão os Planos Pedagógicos de Curso (PPC), também chamados de Projetos Político-Pedagógicos (PPP), dos CSTDG, e os Planos de Disciplina/Ensino, com ementas, conteúdos programáticos e bibliografias básicas e complementares. Com os PPP/PPC, pretendemos comparar os perfis dos egressos para descobrir se há um padrão entre as habilidades e competências previstas e para verificar se existe um ethos profissional comum. As entrevistas não-dirigidas serão com professores da disciplina de História do Design dos 21 CSTDG para saber o que ministram, como ministram e avaliam, além de suas formações acadêmicas e perfis profissionais para saber se são variáveis que influenciam na didática. As enquetes serão aplicadas com estudantes, pensando em 10 estudantes por curso, totalizando 210 indivíduos, para entender como percebem a disciplina; d)Análise e interpretação dos dados: será utilizada a Análise de Conteúdo como apresentado por Gomes (2007), com foco na Análise temática. As etapas para a análise são: decomposição do material em partes; categorização das partes; descrição dos resultados da categorização; realização de inferências dos resultados e interpretação dos resultados a partir do referencial teórico; e)Relatório: a escrita da tese com identificação de ações e conteúdos que possam compor um conjunto de sugestões/propostas para o ensino de História do Design nos CSTDG.

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