Análise e interpretação da ideia de vazio materializada no design visual do Estilo Tipográfico Internacional e no design de produto da firma alemã Braun, do ponto de vista do conceito de “ma” da cultura tradicional japonesa
2024; Linguagem: Português
10.5151/7spdesign-034
ISSN2318-6968
AutoresLaura Ueta BELLESA, Luís Cláudio Portugal NASCIMENTO,
Tópico(s)Diverse academic and cultural studies
Resumo'Esta pesquisa de mestrado buscou identificar ocorrências do conceito de 'vazio', tal como associado à ideia de 'ma' da cultura japonesa, em projetos de design visual do chamado Estilo Tipográfico Internacional, desenvolvidos na Suíça nos anos 1950 e 1960, e em projetos de design de produto da firma alemã Braun do mesmo período. O método de investigação, em sua fase inicial, encarregou-se da caracterização da natureza de 'ma' na cultura tradicional japonesa, visando a elaboração de um modelo conceitual para identificação, já em uma segunda etapa, de ocorrências análogas de manifestações da mesma ideia de 'vazio' no Estilo Tipográfico Internacional e no chamado 'estilo Braun'. As técnicas de coleta de dados consistiram de revisão da literatura, observações e buscas adicionais na internet por elementos visuais de projetos clássicos de design, enquanto que a técnica de tratamento apoiou-se na análise associativa de dados. O conceito japonês 'ma', comumente traduzido por 'vazio', seria um 'intervalo espaço-tempo disponível' (Okano, 2012) para eventuais ocorrências não prefiguráveis. É uma noção básica do pensamento japonês, pois valoriza a união humano-ambiente e manifesta-se na cultura tradicional, sobretudo, nos campos da literatura clássica, do artesanato, das artes visuais e da arquitetura. Como resultado da pesquisa, realizou-se o cotejamento de componentes da noção japonesa de 'ma' com elementos identificados do Estilo Tipográfico Internacional e da firma Braun, permitindo vislumbrar certo número de paralelos e manifestações do conceito estudado de 'vazio' japonês nos dois estilos, como, por exemplo, nos ensinamentos do designer suíço Emil Ruder, que defendia protagonismo de áreas vazias em peças gráficas para equilibrar forma e contraforma na tipografia, e em um dos princípios de bom design de Dieter Rams quanto a deixar espaço para autoexpressão dos usuários, fenômeno observável, por exemplo, em seu projeto clássico de rádio e toca-discos SK 4. Para análises formais de projetos clássicos de design, utilizou-se, como referência, a sintaxe da linguagem visual de Donis A. Dondis (2015 [1973]), cujos pares de conceitos opostos auxiliam tanto na composição quanto na leitura de imagens. Assim, criou-se uma escala de diferencial semântico composta por ideias simétricas que evidenciariam a noção de intervalo espaço-tempo disponível (tais como: economia de elementos, horizontalidade ou concavidade, prevalência de cores branca ou preta, transparência ou perfurações em superfícies). A partir da interpretação das respostas obtidas, concluiu-se que o vazio do tipo 'ma' manifestou-se de formas diferentes nas tendências de design estudadas. No Estilo Tipográfico Internacional, do ponto de vista do equilíbrio yin-yang, o 'ma' enfatizou sua presença na tensão cheio-vazio, tornando este contraste mais evidente no design visual. Já no chamado 'estilo Braun', do ponto de vista da neutralidade valorizada no zen-budismo, o 'ma' permaneceu menos evidenciado, deixando de ofuscar aspectos de funcionalidade do design dos produtos. '
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