
Produto educacional com o foco na educação sexual em escolares: Relato de experiência
2024; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 13; Issue: 6 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v13i6.46044
ISSN2525-3409
AutoresCatharina Isis Santos de Melo, Allana Shirley Gomes da Silva, Geovana Carla Silva Souza, Flavyelle Farias Santos Maranhão Lima, Nathalie Maria Oliveira Marinho, Monnique Machado Cirilo de Oliveira, Clarissa Cotrim dos Anjos Vasconcelos,
Tópico(s)Youth, Drugs, and Violence
ResumoIntrodução: A educação sexual é uma preocupação global, pois afeta a saúde e o bem-estar de todos. Objetivos: Apresentar a estruturação de um produto educacional acerca da educação sexual infantil orientando os escolares a reconhecer seu corpo, limites e consentimento para prevenção de abusos sexuais. Metodologia: O desenvolvimento baseou-se no Método CTM3: Concepção do produto (C); Referencial Teórico (T) e Referencial Metodológico (M3) fundamentado em 3 teorias, a Análise Transacional através dos Estados de Ego inerentes à personalidade humana, a Multissensorialidade e a Programação Neurolinguística. O produto educacional consistiu em uma roleta com imagens simulando situações em que as crianças indicam com placas se são seguras, exigem atenção ou são inaceitáveis. Utilizou-se como âncora os monstrinhos da permissão. Essa criação fez parte das ações de promoção em saúde, sobre a temática educação sexual, onde além do produto educacional criado abordou as mudanças do corpo, identificação os limites o toque por meio do semáforo do toque e a roleta educativa desenvolvidas na escola vinculadas ao módulo de Saúde da Criança I, do Curso de Fisioterapia. Resultados e Discussão: Durante a utilização do produto educacional percebeu um impacto positivo, pois os escolares se mostraram confortáveis e interessados na discussão. Percebeu-se que através do produto elaborado foi possível trabalhar uma temática de forma respeitosa e sensível. Considerações Finais: Observa-se que a inclusão de jogos direcionados como produto educacional elaborado incrementa as ações de educação em saúde de forma geral, pois permite uma concretização do saber de forma lúdica e interativa.
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