Por uma história da profissionalização do Design de Interiores (RSL)
2024; Linguagem: Português
10.5151/7spdesign-004
ISSN2318-6968
AutoresAline Kedma Araujo ALVES, Cibele Haddad Taralli,
Tópico(s)Architecture, Design, and Social History
ResumoO design de interiores como atividade profissional é uma área de atuação relacionada ao espaço construído e ao objeto, tanto no projeto quanto na produção dos interiores. Originalmente vinculado à decoração feita de forma amadora e intuitiva, às Artes Decorativas e à Arquitetura, este campo foi se profissionalizando ao longo do tempo e incorporando os conceitos de Design, até ser inserido como uma especialidade dentro desta grande área. Por conta dessa característica híbrida e multidisciplinar, diversos são os profissionais que atuam e atuaram com projetos de interiores, em escalas variadas em diferentes locais e períodos, tais como estofadores, artesãos, artistas decorativos, arquitetos, pintores de paisagens, artistas-decoradores, designers e designers de interiores. O envolvimento de diferentes classes profissionais na evolução desta disciplina contribuiu para que terminologias variadas fossem aplicadas a depender do seu contexto e usos. As nomenclaturas que se tornaram mais usuais foram: design de interiores, design de ambientes, decoração de interiores, decoração e arquitetura de interiores. No entanto, a existência de vários termos para uma mesma atividade, dificultam a definição da identidade de uma classe profissional específica (a do designer de interiores) e torna a análise histórica da sua profissionalização e constituição enquanto campo epistemológico um constante desafio. Além do seu lastro histórico de caráter multidisciplinar, o design de interiores tem sido ainda relacionado ao universo feminino, doméstico e amador, em decorrência dos processos históricos de longa duração que mantiveram às mulheres nos domínios dos ambientes privados e fazeres artístico-manuais. Portanto, tecer uma discussão sobre a complexidade da profissionalização permeada pelas questões de gênero e a colocação desta disciplina dentro da Epistemologia do Design, é o objetivo principal desta pesquisa de doutorado. Para este trabalho, optou-se por trazer a revisão sistemática de literatura (RSL), apresentando-se os critérios de seleção, as bases de dados, indexadores e palavras-chaves utilizadas para a sistematização do referencial teórico. A partir destas buscas, pretende-se fixar os artigos e outros materiais bibliográficos encontrados. Nesta fase, estão sendo utilizadas outras teses da área de design e de áreas correlatas como referência para a construção metodológica da RSL, entretanto, dado o recorte e contexto da pesquisa, encontrar e compreender os tantos termos que possam englobar de forma mais efetiva os assuntos pretendidos, faz desta aplicação uma atividade mais demorada e complexa. Dessa maneira, objetiva-se compreender quais são as diferenças e ambiguidades destes termos contextualizados na história do design de interiores e das artes decorativas, para se obter resultados mais precisos e nomenclaturas compatíveis com as bases de dados disponíveis para a área do design. Contudo, espera-se contribuir para os estudos específicos em design de interiores e de forma geral para os estudos sobre epistemologia, teoria, história e crítica do design; bem como para outras pesquisas desenvolvidas no PPG Design.
Referência(s)