As origens da Iluminação Arquitetônica Brasileira
2024; Linguagem: Português
10.5151/7spdesign-010
ISSN2318-6968
AutoresAna Paula Coelho de CARVALHO, Cristiane Aun BERTOLDI,
Tópico(s)Architecture, Modernity, and Design
ResumoO presente trabalho faz parte da pesquisa de doutorado sobre o design brasileiro de iluminação e o processo criativo na obra de Livio Levi, Esther Stiller e Fernando Prado, três expoentes desse campo. Este estudo aborda a análise de projetos de arquitetura e de iluminação de autoria do arquiteto Lívio Edmondo Levi, abarcando o período entre as décadas de 1960 e 1970, e tem como objetivo a organização e a catalogação de sua produção. Este conjunto será representado por obras relevantes da arquitetura brasileira, como o Palácio de Convenções do Anhembi, na cidade de São Paulo, Palácio do Itamaraty, em Brasília e Jóquei Clube do Rio de Janeiro, por exemplo. Dentro de uma pesquisa qualitativa, são considerados aspectos possíveis de análise por meio do conteúdo existente nas pranchas, como a representação gráfica expressa nos desenhos técnicos, uma vez que o autor não está mais presente para esclarecimentos sobre o conteúdo. Partindo-se de uma organização cronológica, o método adota uma verificação do conjunto dos projetos analisados, a fim de identificar características quanto à representação e apresentação dos elementos existentes. Para tal, foram considerados os seguintes indicadores: código, título do projeto, formato da prancha, quantidade de pranchas, data, conteúdo e escalas, materialidade do produto (material da folha e técnica de desenho). Após esse primeiro momento, é feito um levantamento das informações técnicas existentes nos respectivos projetos, com a verificação das especificações adotadas no campo da iluminação, como: materiais empregados, fornecedores e dimensões, por exemplo. A fim de contextualizar o período e a relação com seu autor, a análise será complementada por outras espécies de documentos pessoais, como: certificados, cartas e bloco de anotações do autor, de acordo com o período que se deram em concomitância aos projetos analisados. Procura-se que o método possa colaborar para identificar padrões no processo criativo dos demais profissionais, que são objetos da pesquisa maior, ou ainda estabelecer critérios avaliativos de análise no percurso de suas obras. Diante do estado de conservação do material, o cuidado com o manuseio e tratamento específico para as peças é um desafio para essa pesquisa, bem como o fato do autor e alguns de seus pares não estarem mais presentes. Contudo, o ineditismo do material vai ao encontro de uma pesquisa que pretende identificar o processo criativo dentro da trajetória do campo da iluminação.
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