Artigo Acesso aberto

Design ambiental e a sinalização para crianças: diretrizes de projeto

2024; Linguagem: Português

10.5151/7spdesign-022

ISSN

2318-6968

Autores

Renata de Oliveira Domingos MORETTIN, Gustavo CURCIO,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

Os espaços por onde circulam as crianças, a rua em que moram e os caminhos feitos diariamente para acessar a escola – são trajetos de aprendizado contínuo. Para que esses percursos sejam interessantes, atrativos e seguros, a cidade precisa ser amigável às crianças. Ou seja, elas precisam se sentir pertencentes a esses espaços. Este projeto de pesquisa busca identificar estratégias de projeto para a concepção de sistemas de sinalização e de equipamentos urbanos lúdicos, de fácil compreensão e compatíveis com as diferentes etapas do desenvolvimento entre os 04 e 12 anos de idade. Estímulos visuais e sensoriais fazem parte do cotidiano das crianças desde a primeira infância. Apesar de muitas cidades ao redor do mundo estarem transformando seus espaços urbanos e priorizando as pessoas em seu uso, os ambientes destinados às crianças ainda são muito limitados a praças e parques. No entanto, as crianças brincam em todos os lugares por onde circulam. Essa pesquisa parte, então, dos seguintes questionamentos: como as cidades brasileiras têm se comunicado com as crianças para que elas se sintam pertencentes aos espaços de uso diário? E quais diretrizes devem ser estabelecidas para a implementação de uma sinalização ambiental e de elementos urbanos adequados para ajudar nessa interação? Para compreender este contexto, as seguintes etapas estão em desenvolvimento: levantamento bibliográfico sobre métodos de projeto de sinalização; busca e análise de referências de intervenções urbanas pontuais que tenham a criança como principal usuária no Brasil e no exterior, entrevistas com arquitetos e designers que possuem experiência na criação de espaços voltados para crianças; visitas técnicas a museus, praças e parques para analisar e compreender como as crianças utilizam esses espaços. A partir do contato com designers e arquitetos, um levantamento específico sobre as etapas de concepção e desenvolvimento do processo de projeto está em curso. Com base nestas etapas identificadas e na análise dos projetos já concluídos, serão sistematizadas diretrizes para o projeto de sinalização ambiental com o foco em crianças. Etapas em andamento: estudo do placemaking, um dos tipos de abordagem adotados em um sistema de sinalização, para tornar a experiência do usuário objetiva, segura e adequada; estudo sobre o uso da cor como estratégia facilitadora para o deslocamento das crianças. Esta pesquisa tem como foco a identificação das diretrizes sob a óptica do projetista. Espera-se com ela a obtenção de um guia para facilitar a atuação dos designers de sinalização e garantir a amigabilidade destes projetos para o público infantil.

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