Artigo Acesso aberto

Descolonizando saberes: a busca pela revolução contra-hegemônica da educação latino-americana no contexto contemporâneo

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 16; Issue: 6 Linguagem: Português

10.55905/cuadv16n6-178

ISSN

1989-4155

Autores

Antônio Nacílio Sousa dos Santos, Cintia Aparecida da Silva, José Neto de Oliveira Felippe, Gabriel dos Santos Kehler, Janderson Costa Meira, Gutemberg Gomes Silva, José de Sousa Campos Júnior, Francisco Nordman Costa Santos, Stênio Maia Estevam, Layane Lorrane Paula de Moura, Ana Amélia Vilar Gouveia, Anderson Alexandre Rodrigues, Danilo Renato da Silva Martelo, Patrícia Kecianne Costa Ribeiro, Alcione Santos de Souza,

Tópico(s)

Latin American Cultural Politics

Resumo

Nos novos cenários educacionais, a pedagogia contemporânea tem sido profundamente enriquecida pelas contribuições das reflexões educacionais emergentes na América Latina, especialmente no contexto de uma abordagem descolonizadora. Esta perspectiva busca desafiar e reconfigurar as bases epistemológicas e metodológicas que historicamente foram impostas por paradigmas eurocêntricos, promovendo uma educação que valorize os “conhecimentos do Sul” e reconheça a diversidade cultural e histórica da região. Este artigo faz uma reflexão abrangente a partir de uma análise qualitativa sobre o pensamento pedagógico que surge no “Sul Global”, como vem sendo descrito por grandes pensadores da área educacional. A pesquisa busca entender os desafios e mudanças nas bases do conhecimento e métodos historicamente impostos por paradigmas europeus, promovendo uma educação que valorize os saberes locais e reconheça a diversidade cultural e histórica da região. A pesquisa se caracteriza como qualitativa (Minayo, 2016) e bibliográfica (Gil, 1991), adotando uma perspectiva compreensiva a partir das reflexões de Fanon (2009), Freire (2012) e Santos (2019) e outros que orbitam este pensamento. Dessa forma, encontramos aportes criativos no campo teórico-metodológico, onde os saberes localizados, provenientes das “comunidades do Sul”, estão se destacando e oferecendo uma nova compreensão da realidade a partir de um olhar comprometido, acadêmico-científico e político militante.

Referência(s)