
Da teoria Filosófica da matéria ao átomo atual: uma experiência de ensino interdisciplinar com Tertúlia Dialógica Científica e jogo didático na temática de estrutura e partículas atômicas
2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 6 Linguagem: Português
10.54033/cadpedv21n6-240
ISSN1983-0882
AutoresFabricio Rodrigues Pereira, Marcio de Freitas Oliveira, Naraline Cesconetto Bertolazi,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoCom a recente implementação do novo ensino médio, especialmente com a inserção de disciplinas diversificadas e itinerários formativos, além da diminuição de algumas disciplinas do currículo básico, percebe-se cada vez mais a necessidade de buscar estratégias de aprendizagem práticas e abrangentes. A supressão de conceitos amplos e importantes em disciplinas como Química, Física e Filosofia destaca a urgência de inovar na abordagem educacional para garantir uma formação completa dos estudantes. Este estudo apresenta uma abordagem teórica dos conceitos relacionados à teoria filosófica da matéria, desde o século V a.C., explorando as contribuições de pensadores como Thales de Mileto, Heráclito, Empédocles, Aristóteles, Leucipo e Demócrito. Essas bases históricas são conectadas ao desenvolvimento do modelo atômico contemporâneo no século XX, com uma análise cronológica dos principais teóricos atômicos, incluindo Dalton, Thomson, Rutherford, Bohr e Schrödinger. A metodologia utilizada envolveu a realização de uma Tertúlia Dialógica Científica, uma prática pedagógica que promove o diálogo e a reflexão crítica entre os alunos sobre os temas estudados. A partir dessa atividade, foi desenvolvido um jogo didático focado nas partículas atômicas, que visa consolidar o aprendizado de forma lúdica e interativa. A aplicação do jogo foi realizada em uma turma da 1ª série do ensino médio integrado, e os resultados indicaram um aumento significativo na compreensão dos conceitos abordados. Esse progresso foi medido através de questionários sobre modelos atômicos e partículas atômicas, bem como pela observação da participação ativa dos alunos durante a Tertúlia. Os resultados obtidos com a pesquisa demonstram que a combinação de abordagens teóricas com atividades práticas e interativas pode ser uma estratégia eficaz para superar as limitações impostas pelas mudanças no currículo do novo ensino médio. A integração de diferentes metodologias não apenas facilita a compreensão de conceitos complexos, mas também estimula o interesse e o engajamento dos alunos, contribuindo para uma formação mais completa e significativa.
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