
A tradição norte-americana da mass communication research: da Escola de Chicago aos efeitos da mídia na opinião pública
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 22; Issue: 6 Linguagem: Português
10.55905/oelv22n6-222
ISSN1696-8352
AutoresDaniel Dubosselard Zimmermann, Vânia Penafieri, Karla de Melo Alves Meira,
Tópico(s)Media Studies and Communication
ResumoO presente estudo tem como objetivos apresentar a trajetória cronológica dos estudos em comunicação de tradição norte-americana, tendo como ponto de partida a Escola de Chicago e refletir sobre a formação da opinião pública e a influência da mídia. Utilizando-se a metodologia de revisão bibliográfica, foi possível apresentar arcabouço teórico para cada uma das tradições norte-americanas de comunicação e perspectivas múltiplas na concepção de conceitos teóricos que envolvem opinião pública e mídia de massa. Desse modo, a pesquisa contribui com perspectivas em construção para os inúmeros desafios e fenômenos comunicacionais que emergem na sociedade continuamente.
Referência(s)