Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Produzindo sentidos de educação integral nas escolas cidadãs integrais

2024; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA; Volume: 20; Issue: 51 Linguagem: Português

10.22481/praxisedu.v20i51.14163

ISSN

2178-2679

Autores

Ana Cláudia da Silva Rodrigues, Joana Karoline da Silva Elias, Rafael Ferreira Souza Honorato,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Este texto se insere nos debates nacionais sobre a Política de Educação Integral. Nosso objetivo foi compreender os sentidos que têm sido produzidos nos currículos da Educação Integral no estado da Paraíba. A metodologia se amparou numa abordagem qualitativa integrada aos estudos da Teoria do Discurso (TD) de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe (2015), por esta considerar as dinâmicas de conflito, negociação e (re)configuração da realidade educacional, problematizando a luta pela produção de sentido hegemônico e os antagonismos produzidos na política. A partir de entrevistas semiestruturada com professores, gestores, estudantes e representantes de pais, foi possível identificar que a política tem funcionado em condições precárias levando em consideração a infraestrutura, formação e remuneração dos atores. O discurso curricular tem se apoiado metaforicamente na totalidade do ser, em busca de uma plenitude impossível de constituir-se em meio a atuação das políticas em que as demandas dos contextos e atores assumem prioridade na atuação.

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