
Bébelo sin moderación: razones en quejas de la anuncios de cerveza a Conar
2024; Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português
10.29397/reciis.v18i2.3648
ISSN1981-6286
AutoresLuciana Aparecida Nogueira da Cruz, Mariana Camerão Rodrigues, Thiago Pestillo Seles,
Tópico(s)Youth, Drugs, and Violence
ResumoAs propagandas de bebidas alcóolicas, além de serem mais frequentes do que outras mercadorias, também apresentam conteúdo que pode ter papel facilitador no uso dessa substância psicoativa, visto que, na maior parte delas, trazem ideias e sensações de prazer. Por isso, esta pesquisa consistiu na identificação e análise qualitativa de propagandas de cerveja que tiveram alguma denúncia feita ao ou pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), nos últimos cinco anos (2015 a 2020), a partir do levantamento dessas denúncias no site do Conar e, posteriormente, foi realizada análise dos motivos condizentes com o código. Como resultado, constatou-se uma progressão nos alinhamentos entre as denúncias e as decisões, sendo encontrada maior dificuldade no alinhamento da infração em relação ao conteúdo das peças publicitárias do que em questões técnicas.
Referência(s)