O impacto do uso do simulador PhET Simulations como tecnologia assistiva no ensino de matemática para alunos autistas

2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 6 Linguagem: Português

10.54033/cadpedv21n6-296

ISSN

1983-0882

Autores

Claudia Rosane Moreira da Silva, Danúbia Cristina Alves Reis, Antonia Ozenira da Silva, Suelen Rocha Botão Ferreira, Welberth Santos Ferreira,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

A busca por novas metodologias de ensino que facilitem o processo ensino e aprendizagem vem atraindo a atenção dos docentes, nas suas diversas áreas. Então com a utilização desses recursos que podem ser exemplificadas através das videoaulas, aplicativos, e-books, data show, redes sociais e etc; pretende-se criar formas de estimular os alunos ao estudo dos conteúdos a serem ministrados em sala de aula, instigando-os a procura de novos conhecimentos, onde buscamos a cada novo dia na profissão do educador, para auxiliar na aprendizagem do aluno que é de suma importância para seu desenvolvimento como pessoa perante a sociedade na qual estar inserido para exercer qualquer função. O projeto PhET Simulações Interativas da Universidade de Colorado Boulder é um site que oferece simulações de matemática e ciências: divertidas, interativas, gratuitas, baseadas em pesquisas. As simulações do PhET baseiam-se em extensa pesquisa em educação e envolvem os alunos através de um ambiente intuitivo, estilo jogo, onde os alunos aprendem através de exploração e da descoberta. Assim, vem ganhando grande importância no cenário da educação e pesquisas brasileiras, sendo aplicado em diversos ramos de estudos. O PhET permite ao docente definiar metas de aprendizagem específicas que são aplicadas concomitante ao conteúdo que está sendo abordado em sala de aula. O simulador além de complementar o assunto apresentado torna a aula mais lúdica e atrativa. Essa abordagem pode ajudar a superar algumas das barreiras de aprendizado enfrentadas por alunos com transtorno de espectro autista (TEA), proporcionando um ambiente de aprendizado estimulante e acessível. Nesse trabalho, utilizamos as simulações visando desenvolver estratégias pedagógicas eficazes para alunos com TEA, especialmente no contexto da aritmética.

Referência(s)
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