O impacto do uso do simulador PhET Simulations como tecnologia assistiva no ensino de matemática para alunos autistas
2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 6 Linguagem: Português
10.54033/cadpedv21n6-296
ISSN1983-0882
AutoresClaudia Rosane Moreira da Silva, Danúbia Cristina Alves Reis, Antonia Ozenira da Silva, Suelen Rocha Botão Ferreira, Welberth Santos Ferreira,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoA busca por novas metodologias de ensino que facilitem o processo ensino e aprendizagem vem atraindo a atenção dos docentes, nas suas diversas áreas. Então com a utilização desses recursos que podem ser exemplificadas através das videoaulas, aplicativos, e-books, data show, redes sociais e etc; pretende-se criar formas de estimular os alunos ao estudo dos conteúdos a serem ministrados em sala de aula, instigando-os a procura de novos conhecimentos, onde buscamos a cada novo dia na profissão do educador, para auxiliar na aprendizagem do aluno que é de suma importância para seu desenvolvimento como pessoa perante a sociedade na qual estar inserido para exercer qualquer função. O projeto PhET Simulações Interativas da Universidade de Colorado Boulder é um site que oferece simulações de matemática e ciências: divertidas, interativas, gratuitas, baseadas em pesquisas. As simulações do PhET baseiam-se em extensa pesquisa em educação e envolvem os alunos através de um ambiente intuitivo, estilo jogo, onde os alunos aprendem através de exploração e da descoberta. Assim, vem ganhando grande importância no cenário da educação e pesquisas brasileiras, sendo aplicado em diversos ramos de estudos. O PhET permite ao docente definiar metas de aprendizagem específicas que são aplicadas concomitante ao conteúdo que está sendo abordado em sala de aula. O simulador além de complementar o assunto apresentado torna a aula mais lúdica e atrativa. Essa abordagem pode ajudar a superar algumas das barreiras de aprendizado enfrentadas por alunos com transtorno de espectro autista (TEA), proporcionando um ambiente de aprendizado estimulante e acessível. Nesse trabalho, utilizamos as simulações visando desenvolver estratégias pedagógicas eficazes para alunos com TEA, especialmente no contexto da aritmética.
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