PREPARING THE PATH FOR SCHOOL INCLUSION: RESTORING TEACHING-LEARNING FOR STUDENTS WITH DOWN SYNDROME
2024; Volume: 5; Issue: 6 Linguagem: Português
10.47820/recima21.v5i6.5397
ISSN2675-6218
AutoresKeila Cristina De Paiva Silva, L. Souza, Maria Andréia Gonçalves, Layla Daiane De Jesus Malheiros, Flávia Fabiane Fernandes Senário, Rodrigo Brito Sales, T. Pires,
Tópico(s)Education Systems and Policy
ResumoÉ essencial direcionar que Síndrome de Down não necessita ser distinguida como uma doença, entretanto sim uma alteração genética que acontece em três períodos: translocação trissomia simples e mosaico. Este trabalho objetiva identificar as principais situações apresentadas por uma pessoa com síndrome, relacionando seu desenvolvimento e seus estímulos, relacionando sua trajetória na Inclusão Escolar e sua importância frente ao processo ensino-aprendizagem aos alunos com síndrome de Down. Desse modo, esta pesquisa descreve sobre o valor no apontamento de probabilidades de técnicas pedagógicas inclusivas, promovendo a equidade e acréscimo da autonomia dos educandos com síndrome de Down. Nessa perspectiva, adotou-se uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa descritiva. Os resultados indicaram para a necessidade de aquisições na formação continuada de educadores para a promoção no desenvolvimento das habilidades dos alunos com síndrome de Down. Enfim, os achados sublinham que o intercâmbio entre o setor educacional e a sala de aula fortalecem os procedimentos de inclusão escolar, assim, necessita-se também apoio individualizado e com o grupo educativo para estimular uma socialização, para que apresente uma vida saudável psicologicamente e fisicamente.
Referência(s)