
Por uma educação museal militante pela vida
2022; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 11; Issue: 21 Linguagem: Português
10.26512/museologia.v11i21.41423
ISSN2238-5436
AutoresKarlla Kamylla Passos dos Santos, Camila Azevedo de Moraes Wichers, PAULA SILVA ALMEIDA,
Tópico(s)Gender, Sexuality, and Education
ResumoO objetivo deste ensaio é refletir sobre a relação entre museus, ciências e memória LGBT. A partir de uma ação educativa voltada a memória LGBT no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), realizada na Semana de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), em 2021. Essa atividade surgiu da provocação de Jean Baptista e Tony Boita (2014), sobre os museus não atrelarem os dias 18 e 17 de maio, Dia Internacional de Museus e contra a homo/trans/bifobia, respectivamente. No mês seguinte, o MAST organizou uma publicação-convite por museus engajados na luta pela vida das pessoas LGBT, no Instagram e Facebook, que gerou muitos comentários. Evidência de como esse tema é compreendido como “fora de contexto” e “militância” por algumas pessoas, não sem a resistência de outras que compreendem o papel das ciências na luta pela vida, o que torna o MAST mais um espaço profícuo para a Museologia LGBT.
Referência(s)