Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Uma análise da pintura Cristo na casa de seus pais como declaração visual do avivamento anglo-católico do século XIX

2024; Faculdade Unida de Vitória; Volume: 18; Issue: 1 Linguagem: Português

10.20890/reflexus.v18i1.2720

ISSN

2358-4874

Autores

Luiz Carlos Teixeira Coelho Filho,

Tópico(s)

Visual Culture and Art Theory

Resumo

“Cristo na casa de seus pais” é uma pintura de John Everett Millais que gerou muita controvérsia na Inglaterra do século XIX. Millais era membro da Irmandade Pré-Rafaelita, e sua pintura seguia os princípios que esse movimento defendia, principalmente as replicações de técnicas de pintura medievais tardias, realismo na representação pictórica e simbolismo espiritual. Este artigo explora o pano de fundo desta obra de arte, como uma declaração de mudanças no nível teológico que o anglicanismo estava passando. Em última análise, foi testemunha de afirmações doutrinárias defendidas pelo Tractarianismo, que, com seu crescimento, passou a necessitar de um vernáculo artístico para melhor expressar suas ideias. Suas consequências podem ser reconhecíveis na maioria das igrejas anglicanas/episcopais hoje em dia.

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