Artigo Produção Nacional Revisado por pares

A Etnobotânica: metodologia para promover o ensino de Ciência

2024; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Naviraí; Volume: 11; Issue: 27 Linguagem: Português

10.55028/pdres.v11i27.18069

ISSN

2358-1840

Autores

Paulo Sergio Ribeiro dos Santos, Rodney Haulien Oliveira Viana,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

O ensino de Botânica é comumente abordado de maneira tradicional, o que intensifica as adversidades para a compreensão do conteúdo por parte dos estudantes. Entre os obstáculos mais manifestos, desta metodologia de ensino, está o desinteresse dos estudantes pelo conteúdo de Botânica, o que é impulsionada pela escassez de atividades práticas e de material didático específico. Assim, um dos caminhos para atrair os estudantes para esse tema é utilizar o próprio conhecimento botânico deles, possibilitando estabelecer um vínculo entre os saberes pragmáticos com os saberes científicos, provocando uma reflexão quanto ao processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Ciências e Biologia. Para mais, destaca-se o ensino da Etnobotânica. Posto isto, o presente trabalho objetivou compreender como os saberes tradicionais da Etnobotânica podem potencializar o ensino e aprendizagem de Ciências e Biologia, a partir de uma revisão de literatura integrativa, a qual se fundamenta em estudos publicados sobre a contribuição da Etnobotânica. A coleta de dados resultou em 1300 estudos, dos quais 8 foram analisados. Os resultados revelam que a Etnobotânica pode ser uma ferramenta valiosa no ensino de Ciências ao integrar saberes culturais e científicos. A contextualização do ensino, valorização dos saberes tradicionais e metodologias ativas são estratégias eficazes para tornar o aprendizado significativo. Conclui-se que a Etnobotânica enriquece o currículo escolar, promovendo inclusão social e conservação ambiental, além de desenvolver habilidades científicas e preparar os alunos para desafios do mundo real.

Referência(s)