Artigo Revisado por pares

Análise da pedagogia cultural constituída no vídeo de divulgação de 20 anos do Ministério do Turismo do Brasil

2024; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Naviraí; Volume: 11; Issue: 27 Linguagem: Português

10.55028/pdres.v11i27.20183

ISSN

2358-1840

Autores

Guilherme Rodrigues Delmondes, Marcelo Victor da Rosa,

Tópico(s)

Gender, Sexuality, and Education

Resumo

O campo de estudos do Turismo como o conhecemos atualmente se molda a partir do período da Revolução Industrial, e esse fenômeno cresce com o passar dos anos ao passo que também cresce a sua relevância para o poder público. O objetivo do presente estudo foi identificar a pedagogia cultural presente no vídeo elaborado pelo Ministério do Turismo, intitulado “Mtur 20 anos”, referente aos 20 anos de sua criação. A metodologia utilizada foi a análise com aportes teóricos produzidos pelos estudos culturais e pelos estudos na área do Turismo, ambos considerados multi/interdisciplinares. Dentre os resultados, observamos a construção de uma pedagogia que liga o poder público à preservação do meio ambiente através do turismo, mesmo com os dados mostrando um aumento crescente do desmatamento e da destruição da nossa fauna e flora. Outra pedagogia apresentada é a que relaciona o governo com o incentivo ao empreendedorismo e desenvolvimento do setor. Tais resultados evidenciam que o vídeo “MTur 20 anos” constitui uma pedagogia cultural complexa e contraditória.

Referência(s)