Análise da pedagogia cultural constituída no vídeo de divulgação de 20 anos do Ministério do Turismo do Brasil
2024; Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Naviraí; Volume: 11; Issue: 27 Linguagem: Português
10.55028/pdres.v11i27.20183
ISSN2358-1840
AutoresGuilherme Rodrigues Delmondes, Marcelo Victor da Rosa,
Tópico(s)Gender, Sexuality, and Education
ResumoO campo de estudos do Turismo como o conhecemos atualmente se molda a partir do período da Revolução Industrial, e esse fenômeno cresce com o passar dos anos ao passo que também cresce a sua relevância para o poder público. O objetivo do presente estudo foi identificar a pedagogia cultural presente no vídeo elaborado pelo Ministério do Turismo, intitulado “Mtur 20 anos”, referente aos 20 anos de sua criação. A metodologia utilizada foi a análise com aportes teóricos produzidos pelos estudos culturais e pelos estudos na área do Turismo, ambos considerados multi/interdisciplinares. Dentre os resultados, observamos a construção de uma pedagogia que liga o poder público à preservação do meio ambiente através do turismo, mesmo com os dados mostrando um aumento crescente do desmatamento e da destruição da nossa fauna e flora. Outra pedagogia apresentada é a que relaciona o governo com o incentivo ao empreendedorismo e desenvolvimento do setor. Tais resultados evidenciam que o vídeo “MTur 20 anos” constitui uma pedagogia cultural complexa e contraditória.
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