construção do humor em uma performance de violão de Pavel Steidl à luz da semiótica
2024; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português
10.52930/mt.v9i1.282
ISSN2525-5541
Autores Tópico(s)Language, Metaphor, and Cognition
ResumoNeste trabalho investigamos como ocorre a construção de sentidos em uma performance de violão solo, levando-se em conta as linguagens de manifestação em jogo, tais como sons, gestos, expressões faciais, relação entre enunciador e enunciatário, assim como seus níveis de pertinência e as condições contextuais da cena enunciativa, a fim de se depreenderem as relações entre essas manifestações disponíveis e a força que organiza esse projeto comum. É analisado o registro audiovisual de uma performance ao vivo de Pavel Steidl (2010) tocando a peça Lambada für Elise, obra de sua autoria. A fim de operacionalizar os desdobramentos analíticos, utilizamos alguns conceitos basilares da semiótica tensiva de Claude Zilberberg (2006, 2011), mais especificamente as correlações entre os eixos da intensidade (sensível) e da extensidade (inteligível) na percepção dos elementos discursivos do enunciado. Por fim, constatamos a importância, no caso de nossa análise, de se considerar a performance para além dos sons musicais, bem como em seu diálogo com a tradição e a história, para compreender a construção do humor que marca essa realização.
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