O TEMA GERADOR DA SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL NA GEOGRAFIA ESCOLAR - UMA VIVÊNCIA EM ALCÂNTARAS/CE

2023; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português

10.4025/geoinga.v15i2.62965

ISSN

2175-862X

Autores

Francisco Clébio Rodrigues Lopes, Francisco Flúvio Nascimento Ximenes,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

O presente artigo apresenta a pesquisa realizada na cidade de Alcântaras/CE, com o objetivo de analisar a relevância de conteúdos oriundos da realidade na formação de uma consciência crítica por parte dos estudantes da E.E.F. Inocência Alcântara Freire. Para atingir esse fim, utilizou-se a metodologia dos temas geradores visto que permite criar problemáticas a partir do universo dos discentes. A temática escolhida foi a da segregação socioespacial porque ela se faz presente na sede urbana do município, apesar do seu tamanho demográfico. A investigação percorreu o seguinte caminho: visita ao Morro Santa Cruz para registros fotográficos dos ambientes e observação das dificuldades dos habitantes; depois, conversas com a diretora da instituição escolar selecionada, observação das aulas e sondagem como os educandos sobre as suas condições de moradia. Nesse sentido, conclui-se que os temas podem ser indutores de questionamentos, debates e da construção da cidadania. Palavras-chave: Urbanização. Ensino de geografia. Pequenas Cidades.

Referência(s)