
Ambigüedad y Conflicto: implementación de la BNCC de Historia en dos escuelas cariocas
2023; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 29; Linguagem: Português
10.26512/lc29202347443
ISSN1981-0431
AutoresDeisilucy de Aragão Fernandes Sequeira, Ana Cristina Prado de Oliveira,
Tópico(s)History of Education Research in Brazil
ResumoEste artigo analisa a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no que se refere à disciplina História, em duas escolas da rede municipal do Rio de Janeiro, considerando o alinhamento do currículo elaborado pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME/RJ). Utilizamos o referencial teórico da Ciência Política que analisa as ambiguidades e os conflitos nos contextos de implementação em uma pesquisa qualitativa, envolvendo análise documental e entrevistas com agentes implementadores. Observou-se que a BNCC apresentou um contexto de implementação política, enquanto o Currículo Carioca apresentou um contexto de implementação experimental (Matland, 1995).
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