
Docência no Instituto Federal do Amazonas – aprendendo com as experiências
2023; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 29; Linguagem: Português
10.26512/lc29202347920
ISSN1981-0431
AutoresCláudio Afonso Peres, Filomena Maria de Arruda Monteiro, José González Monteagudo,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO artigo trata da reflexão sobre a experiência de ser docente no Instituto Federal do Amazonas (IFAM) – Campus Coari. Perseguindo os princípios da pesquisa narrativa, no diálogo com a pesquisa (auto) biográfica, busca-se identificar as principais experiências vividas no local que ampliaram a concepção de complexidade da docência e que possibilitaram evidenciar as diferentes nuances do Desenvolvimento Profissional Docente (DPD). Propõe-se caminhos de aprendizagens significativas que possam facilitar os processos de identificação no campo das diferenças e do contexto da docência no Instituto Federal, ampliando a perspectiva formativa da pesquisa narrativa, a partir da experiência refletida.
Referência(s)