Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Desenvolvimento de dispositivo automatizado para o monitoramento da altura do dossel de gramíneas forrageiras

2024; Brazilian Journal of Development; Volume: 10; Issue: 7 Linguagem: Português

10.34117/bjdv10n7-003

ISSN

2525-8761

Autores

Rigles Maia Coelho, Milena Cardoso Pinto, Nathália Aparecida Fernandes Pereira, Alberto Luiz Costa Losqui, Damião de Sousa Vieira Júnior,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Em uma sociedade contemporânea altamente tecnológica, é imprescindível a formação humana em nível superior, capaz de aliar as possibilidades dessa tecnologia às necessidades de sua área de atuação. Diante desse contexto, esse artigo apresenta um trabalho desenvolvido por estudantes de bacharelado em Zootecnia e orientado por docentes de Física, cujo objetivo foi contextualizar e utilizar a prototipagem eletrônica na otimização do método de monitoramento da altura do dossel de gramíneas forrageiras. Durante o trabalho, os graduandos puderam aprender técnicas envolvendo programação, eletrônica e trabalho em equipe. A metodologia foi baseada na verificação da eficiência do sensor vl53l1x, baseado na técnica LIDAR no monitoramento da altura de pastagem, sendo para isso desenvolvido um protótipo em pequena escala para realização de leituras em altura fixa, através da plataforma Arduino. Observou-se que as características morfológicas e a arquitetura de dossel influenciam diretamente nas leituras bem como o ângulo de medida do sensor. Além disso, foram observados dificuldades devido à interferência da luz solar. Em decorrência disso, o mesmo foi substituído por um sensor ultrassônico HC-SR04, que por sua vez demonstrou o potencial de sonares no acompanhamento da variável analisada. Para validação da técnica ao propósito desejado é necessário a implementação de um sensor LIDAR diferente do vl53l1x por um modelo com melhor tolerância à interferência de luz solar. Em termos gerais, os estudantes agregaram conhecimentos básicos em Física e na aplicabilidade de recursos tecnológicos à sua aŕea de formação, demonstrando o sucesso e a importância da metodologia interdisciplinar na formação superior.

Referência(s)
Altmetric
PlumX