Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

DIVERTIDA MENTE:

2022; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS; Volume: 28; Linguagem: Português

10.5752/p.1678-9563.2022v28p135-149

ISSN

1678-9563

Autores

Pedro Henrique Matias Marques Gomes, Marcel De Lima Correia, Vivianny Asley da Rocha Noronha, Angelina Nunes de Vasconcelos,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O presente artigo busca discutir o papel da brincadeira simbólica no desenvolvimento cognitivo-emocional infantil através da análise do personagem “Bing Bong”, o amigo imaginário da protagonista Riley, no filme de animação “Divertida Mente”. Ancorada na perspectiva histórico-cultural, obra é analisada a partir dos conceitos de Vygostky de vivência na arte, funções psicológicas superiores, imaginação e criação. Visando os objetivos do artigo, têm-se como estratégia a utilização de recortes da obra, optando por recortes que contemplassem a aparição direta/indireta do personagem. Tais recortes apontam para a natureza essencial da brincadeira simbólica no desenvolvimento de habilidades cognitivo-comportamentais. Foi possível observar os processos de ressignificação de Riley e o papel de Bing Bong nessa jornada, cujo conceito de vivência aplica-se de uma forma convergente com os demais conceitos trabalhados na análise.

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