Preservação digital e os videogames
2024; Volume: 5; Linguagem: Português
10.20396/rebpred.v5i00.18560
ISSN2675-3073
AutoresDavison de Oliveira Pantoja, Roberto Lopes dos Santos,
Tópico(s)Multimedia Communication and Technology
ResumoObjetivo: Identificação das potencialidades e fragilidades em preservação digital ligadas ao jogo "A Revolta da Cabanagem", produzido entre 2006 a 2009 pelo Laboratório de Realidade Virtual, ligado à Faculdade de Engenharia da Computação e Telecomunicações da Universidade Federal do Pará. O trabalho justifica-se em apresentar dados sobre um jogo pioneiro na região norte que trata da história da Cabanagem (revolta ocorrida no Pará entre 1835 e 1840). Metodologia: estudo de caso, aproveitando entrevistas com os desenvolvedores do jogo em diferentes mídias, sendo verificado os tipos de arquivos que foram utilizados para a criação do jogo, como o armazenamento de dados está sendo realizado, estudos das características intrínsecas e extrínsecas e se existem estratégias de preservação digital para o título. A partir desses dados, a pesquisa apresentou breve contextualização histórica sobre os videogames, seguida de discussão sobre aspectos informacionais e documentais desse suporte, e descrição sobre o jogo "A Revolta da Cabanagem". Resultados: a pesquisa identificou que o jogo apresenta fragilidades que prejudicam parcialmente sua jogabilidade, sendo também verificada dificuldade para seu download e risco considerável da perda total de seu registro, devido à ausência de manutenção do jogo. Conclusão: apesar dessas limitações, a pesquisa identificou potencial de expansão de análise relacionada à preservação digital dos jogos eletrônicos produzidos no Pará.
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