Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A experiência como possibilidade para a ecologia da ação na perspectiva de(s)colonizadora

2024; Volume: 42; Issue: 1 Linguagem: Português

10.24933/horizontes.v42i1.1793

ISSN

2317-109X

Autores

Antonio Oliveira Djú, Darcísio Natal Muraro,

Tópico(s)

Sociology and Education in Brazil

Resumo

O artigo analisa a concepção de experiência como modo de vida e sua relevância para a “ecologia de saberes”, contrapondo paradigmas hegemônicos e coloniais. Destaca o pragmatismo epistêmico de John Dewey, defendendo sua contribuição para a inteligibilidade da experiência dos oprimidos. Questiona se Dewey promove a de(s)colonização do saber. Ao utilizar uma abordagem qualitativa na Filosofia de Educação e dialogar com Grazziontin, Klaus e Pereira (2022), conclui que a teoria de Dewey incentiva a ação descolonizadora, emergindo da reflexão crítica e prática transformadora. Assim, sua concepção de experiência é fundamental para uma ecologia de saberes e fazeres, de modo que fortalece a de(s)colonialidade como modo de vida. Palavras-chave: Pragmatismo. John Dewey. Ecologia de Saberes. Estudos de(s)coloniais. Experiência.

Referência(s)
Altmetric
PlumX