
Caracterização mecânica de tração de compósitos incorporados com fibras de bambu e lama vermelha
2024; Sindicato das Secretárias do Estado de São Paulo; Volume: 15; Issue: 7 Linguagem: Português
10.7769/gesec.v15i7.3837
ISSN2178-9010
AutoresNayla Gonçalves da Silva, Dorivane Cohen Farias, Rian Cristian Douro Amorim, Alessandro José Gomes dos Santos, Karla Suellen Lino Barbosa, Diego Cardoso Estumano, Emerson Cardoso Rodrigues, D. Da Silva, Wassim Raja El Banna, Deibson Silva da Costa,
Tópico(s)Recycled Aggregate Concrete Performance
ResumoOs compósitos são alternativas promissoras na engenharia, proporcionando materiais robustos e versáteis para diversas aplicações. Notavelmente, o uso de resíduos industriais e fibras vegetais destaca-se pela sustentabilidade e resistência mecânica, impulsionando a produção de novos compósitos. Este estudo visa desenvolver compósitos com lama vermelha e fibras de bambu tratadas quimicamente, com o objetivo de avaliar suas propriedades mecânicas de tração. As fibras de bambu foram cortadas e extraídas em comprimentos de 30 mm, e posteriormente tratadas quimicamente com NaOH a 5%. Para a produção dos corpos de prova (CPs), foram confeccionadas placas de matriz plena e compósitos híbridos. A fração mássica das fibras foi de 3%, enquanto para a lama vermelha foi variada entre 10%, 20%, 30% e 40%. Após a produção, as placas de compósitos foram cortadas de acordo com a norma ASTM D-3039 para, em seguida, serem realizados os ensaios mecânicos. Os resultados obtidos mostraram um aumento de cerca de 20% no limite de resistência à tração dos compósitos em relação à matriz plena. O melhor resultado de resistência foi observado no CP com 10% de lama vermelha e 3% de fibra de bambu, atingindo 28,85 MPa. Desta forma, o resíduo da bauxita, juntamente com a fibra de bambu, apresentou-se como materiais de partida viáveis para a produção de materiais compósitos, aumentando a resistência mecânica da matriz plena com cargas altamente disponíveis e de baixo valor agregado.
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