Imprensa, pesquisa e ensino de História: impressos digitalizados da hemeroteca digital para estudar a Balaiada na sala de aula
2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português
10.9771/rvh.v15i1.51587
ISSN1982-4238
AutoresAntônio Guanacuy Almeida Moura,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO objetivo deste artigo é apresentar uma breve discussão sobre o uso de impressos digitalizados como fonte para o ensino de História. Inicialmente são explorados apontamentos teóricos que entre os historiadores tem suscitado diversas reflexões e problematizações sobre o uso dos jornais como fonte documental para a área de História. Abordo, ainda, a possibilidade dos docentes de História de usar os jornais em sala de aula acessando os websites que os disponibilizam digitalizados, a exemplo dos jornais, a Chronica Maranhense e o Bem-te-vi, que podem ser utilizados em sala de aula para abordar uma das principais revoltas do período regencial, a Balaiada (1838-1841).Como perspectiva, vislumbro que a aproximação entre historiografia, imprensa, estratégias metodológicas amparadas no digital e ensino pode abrir espaço para novas formas de aprender e ensinar História.
Referência(s)