O perfil dos alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado (PBA) do município de São Miguel dos Campos – AL
2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 7 Linguagem: Português
10.54033/cadpedv21n7-029
ISSN1983-0882
AutoresGleber Glaucio do Nascimento Soares da Silva, Cristiane de Castro Laranjeira Rocha, Álvaro Leiva dos Santos, Anderson Wesney de Almeida Souza, Vanessa Lima Moreira de Cerqueira,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoDurante muito tempo, negou-se ao público jovem e adulto o direito a educação e o exercício da cidadania, no entanto, ainda temos práticas e discursos distorcidos no que diz respeito à Educação de Jovens e Adultos, observa-se que ao invés de instituir políticas públicas no sentido de fortalecer a EJA enquanto modalidade de ensino, o Estado tem apostado em Programas de Alfabetização de curta duração, sem preocupar-se com a permanência dos/as alfabetizando/as na escola e com o sucesso escolar das pessoas que a frequenta. Esta pesquisa apresenta como objetivo conhecer o perfil dos alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado no município de São Miguel dos Campos/AL no período de 2022 e 2023. Fazendo um resgate histórico da Educação de Jovens e Adultos e do Programa Brasil Alfabetizado no Brasil. No percurso metodológico foi utilizada a pesquisa qualitativa, com intuito de produzir fontes sobre o objeto investigado e dialogar com elas. Utilizou-se o questionário com questões fechadas e uma aberta com objetivo de traçar o perfil dos Alfabetizadores envolvidos com o Programa Brasil Alfabetizado. As informações levantadas proporcionaram o contato direto entre sujeito e objeto, de forma a explorar os dados que estão eminentemente vinculados com a realidade investigada, com caminhos trilhados em um levantamento bibliográfico e a aplicação de um questionário utilizando o aplicativo Servey Monkey para WhatsApp. Os dados foram coletados junto aos alfabetizadores e analisados pelos técnicos da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), evidenciando que o perfil dos alfabetizadores continua sendo o mesmo de anos atrás. Diante dos dados destacados na análise apresentada, é possível apontar algumas recomendações que favoreçam o aperfeiçoamento da oferta das ações do PBA no município, como a exigência de requisitos mínimos inerentes à prática docente, sobretudo ao ato de alfabetizar, assim como a formulação de uma política pública para alfabetização de jovens e adultos próprios.
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