Letramentos contemporâneos
2024; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português
10.30620/gz.v12n1.p193
ISSN2318-7085
Autores ResumoO presente trabalho tem como objetivo explorar as práticas de leitura e escrita na cibercultura, considerando o que se propõe na BNCC (2018) para a inclusão do gênero Slam Poesia no currículo escolar. Em termos teóricos, esta pesquisa ancora-se nos estudos do Círculo de Bakhtin em consonância com Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020), a partir dos postulados de Marc Smith (2013), Estrela D’Alva (2019) e Daniela Silva de Freitas (2020), acerca do Slam, sua diacronia e aspectos, visando o estabelecimento de um conjunto de parâmetros para direcionar a análise de duas performances de Slam Poesia. Os resultados desta análise explicitam que o gênero mobiliza diferentes linguagens e práticas argumentativas, poéticas e performáticas, relevantes para o desenvolvimento de letramentos contemporâneos e críticos por parte do leitor e produtor de textos na cibercultura.
Referência(s)