Análise da cultura digital em uma escola da rede pública de Cuiabá-MT: pressupostos e indícios
2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 7 Linguagem: Português
10.54033/cadpedv21n7-083
ISSN1983-0882
AutoresMaycon Odailson dos Santos da Fonseca, Juliana Leal Salmasio, Gladys Denise Wielewski,
Tópico(s)Youth Culture and Social Dynamics
ResumoO presente trabalho tem como temática a discussão de Cultura Digital no contexto educacional. Trazemos como objetivo identificar indícios da cultura digital dentro e fora da escola. De cunho qualitativo, a pesquisa contou com a utilização de questionários de questões abertas, aplicado para uma turma do 1º ano do ensino médio com trinta e um alunos e seis professores presentes no dia, da rede pública de Cuiabá-MT, para tanto a produção de dados foi realizada por meio de um questionário com questões abertas, contendo perguntas norteadoras elencadas durante a discussão de orientação da tese. Durante as análises, buscou-se indicativos de quais tecnologias digitais possuem, o uso feito em casa e na escola, quais tecnologias poderiam ser agregadas na escola e qual a importância do seu uso nesse ambiente. Percebe-se que no ambiente escolar os alunos têm acesso limitado das tecnologias, centrando apenas no professor. Ao abordar os desafios e preocupações, as escolas podem concretizar plenamente o potencial da cultura digital na educação e proporcionar aos alunos uma experiência de aprendizagem abrangente e envolvente. Cabe a destacar que tanto os alunos e professores apontam que as tecnologias contribuem para o processo de aprendizagem e compreensão do mundo, na qual enfatizam o protagonismo em sua formação para a sociedade. Por fim, não acreditamos que o simples fato de usar um data show ou um outro suporte na sala de aula possa ser considerado estar imerso em uma cultura digital, pois, aquela tecnologia não moldou a nossa ação e nem possibilitou outras experiências, pois acreditamos que a cultura digital deve ser difundida de forma igualitária para todos no ambiente escolar.
Referência(s)