Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Perfil das Comissões de Avaliação Pedagógica dos Livros Didáticos de Sociologia do Programa Nacional do Livro Didático de 2012 a 2018

2024; Sociedade Brasileira de História da Educação; Volume: 24; Issue: 1 Linguagem: Português

10.4025/rbhe.v24.2024.e337

ISSN

2238-0094

Autores

Thiago de Jesus Esteves, Rafaela Reis Azevedo de Oliveira, Katiúscia C. Vargas Antunes,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Este artigo tem como objeto de estudo o processo de avaliação dos livros didáticos de Sociologia do PNLD, nos anos de 2012, 2015 e 2018, tendo como objetivo analisar exclusivamente o perfil dos(as) avaliadores(as) dos livros didáticos, conforme indicado nos Guias do PNLD, publicados pelo Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Básica (SEB) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Nos pautamos nos estudos em manualística, segundo Mahamud-Ângulo (2019) e Cigales e Oliveira (2019). Partimos do pressuposto deque os(as) avaliadores(as) dos livros didáticos exercem papel fundamental no âmbito desta política pública, uma vez que são eles(as) quem analisam, avaliam e elegem as obras que irão compor o catálogo do PNLD para cada componente curricular.

Referência(s)