Artigo Acesso aberto Revisado por pares

As disciplinas escolares como campos em (trans)formação

2024; Sociedade Brasileira de História da Educação; Volume: 24; Issue: 1 Linguagem: Português

10.4025/rbhe.v24.2024.e338

ISSN

2238-0094

Autores

Igor Martinache,

Tópico(s)

History of Education Research in Brazil

Resumo

Este artigo analisa as duas primeiras décadas de existência da disciplina Ciências Econômicas e Sociais (SES) no ensino médio francês (1965-1985). Com base em uma análise de arquivos do Ministério da Educação Nacional da França, complementada por entrevistas com agentes sociais que tiveram notável atuação nesse percurso, busca-se evidenciar a formação de um “campo social”, cujos participantes estavam envolvidos em um “trabalho conflituoso” de definição da legitimidade do ensino de Ciências Econômicas e Sociais. Três fases são destacadas durante o período estudado: a primeira consistiu em fazer com que as disciplinas vizinhas aceitassem a existência desse novo ensino, a segunda envolveu a homogeneização de um corpo docente em um contexto de escassez de especialistas na área e a terceira viu a autonomia do projeto inicial ser questionada pelos defensores da padronização desse ensino.

Referência(s)