Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ensinar, educar, criar

2024; Sociedade Brasileira de História da Educação; Volume: 24; Issue: 1 Linguagem: Português

10.4025/rbhe.v24.2024.e341

ISSN

2238-0094

Autores

Fabrício Lyrio Santos, Alfredo Pinto da Silva Júnior,

Tópico(s)

Religion and Society in Latin America

Resumo

O artigo discute a atuação pedagógica dos jesuítas a partir da revisão dos principais conceitos ligados ao fazer missionário na colônia: ensino, educação e criação. Pretende-se situar historicamente esses conceitos, relacionando-os às dimensões impressas pela ação inaciana nos aldeamentos, colégios e seminários. O recorte cronológico abarca desde a chegada dos jesuítas à criação do Seminário de Belém, no Recôncavo Baiano. A metodologia utilizada foi a análise de documentos históricos, com destaque para as cartas dos jesuítas Nóbrega e Navarro, o Vocabulário portuguez e latino, o Regulamento do Seminário de Belém, entre outros. Como resultado, acredita-se que os conceitos elencados guardam características peculiares no âmbito da atuação inaciana em terras brasílicas, sem serem excludentes.

Referência(s)