MINDFULNESS E BEM –ESTAR EMOCIONAL
2024; Volume: 18; Issue: 1 Linguagem: Português
10.33053/biomotriz.v18i1.1142
ISSN2317-3467
AutoresAdriana da Silva Silveira, Bruna Almeida da Silva, Dulcilene Alves de Melo, Guilherme Machado, Lucimara Rocha de Souza, Sirlei de Lourdes Lauxen, Solange Beatriz Billig Garcês,
Tópico(s)Child Therapy and Development
ResumoO principal objetivo do nosso projeto chamado ‘Mentes Sábias’, realizado no Bairro Vida Nova II em Cruz Alta, Rio Grande do Sul, foi proporcionar um ambiente de aprendizado e crescimento para crianças e adolescentes. Para atingir esse objetivo, organizamos, com os alunos da pós-graduação e graduação da Universidade de Cruz Alta/RS, três encontros focados em exercícios de respiração e relaxamento, com o propósito de equipá-los com ferramentas práticas, simples e eficazes para enfrentar desafios emocionais e situações de estresse em suas vidas. Nosso projeto compreendeu três encontros com atividades específicas. No primeiro encontro conhecemos melhor o grupo e explicamos o conceito de Mindfulness e as diretrizes básicas para treinar a ‘Mente Sábia’, bem como apresentamos uma técnica de respiração consciente. No segundo encontro retomamos a experiência da respiração consciente e introduzimos uma nova técnica de relaxamento corporal. No último encontro, o do encerramento, revisitamos os exercícios aprendidos e construímos um espaço de conversa e compartilhamento de experiências e, finalizamos com a entrega de certificados de conclusão aos participantes do projeto. Este trabalho, em específico, faz parte do Laboratório da Vida Real conjuntamente com o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Práticas Interdisciplinares, ambos desenvolvidos pela Universidade de Cruz Alta/RS, e existe com a intenção de unir a comunidade e a universidade em um esforço de cooperação e desenvolvimento e também fez parte das oficinas do projeto de curricularização da Extensão do Curso de Educação Física, denominado Projeto Integrador IV - Práticas Comunitárias Inclusivas em Esporte e Atividades Rítmicas e Expressivas na Comunidade do Bairro Vida Nova II.
Referência(s)