Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Questões sobre os usos do patrimônio arquitetônico no ensino de história: um estudo de caso das igrejas de São Pedro dos Clérigos (Recife - PE) e de Nossa Senhora do Carmo (João Pessoa - PB)

2024; Volume: 5; Issue: 14 Linguagem: Português

10.47694/issn.2674-7758.v5.i14.2024.3458

ISSN

2674-7758

Autores

Rayssa Eutália Gurjão Coutinho Borges, Débora Gonçalves Barbosa, Lucas Thiago Rodarte Alvarenga,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre como a educação patrimonial, em diálogo com os lugares de memória, pode contribuir para o ensino de História. Sendo assim, o propósito é investigar o potencial da Igreja de São Pedro dos Clérigos (Recife - PE) e da Igreja de Nossa Senhora do Carmo (João Pessoa - PB) na construção de uma educação crítica que coloca em evidência os jogos de poder que estão inerentes ao campo do patrimônio. A partir disso, propõe-se expressar a importância da concepção de atividades que utilizam o patrimônio como ferramenta no ensino de História. Para tanto, será analisado como o currículo, em específico a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tratam a questão patrimonial nesta disciplina. Nesse viés, esta pesquisa parte da relevância em debater como essas práticas que exploram os bens culturais locais auxiliam na construção de saberes na História.

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