O TEATRO RELIGIOSO DE JÚLIO ROMÃO DA SILVA E SUA PROFISSÃO DE FÉ NO CONTEXTO DA MISCIGENAÇÃO RELIGIOSA

2024; Volume: 4; Issue: 7 Linguagem: Português

10.56083/rcv4n7-102

ISSN

2764-7757

Autores

Cristina Gomes de Brito, Sebastião Alves Teixeira Lopes,

Tópico(s)

Religion and Society in Latin America

Resumo

Este artigo faz uma análise, à luz da fé acerca, do teatro religioso de Júlio Romão da Silva, especificamente da peça A mensagem do Salmo que faz parte do livro Teatro (2018). O enredo apresenta a vida de Cristo do Nascimento à Ressureição e o sofrimento de Maria, sua mãe. A pesquisa retrata também sobre a vida do autor e a respeito de uma das suas características mais marcante que é a manifestação da fé. Menino pobre, órfão, cresce uma ambiência de espiritualidade. O pai, nas festividades de congada era o rei congo. A avó, por quem foi criado após a morte do pai, uma católica fervorosa. Ele confessa professar a religião católica, no entanto, abraça as religiões de matriz africana participando de eventos dessa corrente religiosa. A pesquisa é bibliográfica e tem como objetivo apresentar a religiosidade da peça e ainda apontar algumas semelhanças existentes em A mensagem do Salmo e em algumas obras de Conceição Evaristo. Como aporte para escrita deste artigo nos ancoramos em Lima (2007), Lima (2012), Evaristo (2020), Ferreira (2012) e outros.

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