CAXAMBU DE ANDORINHA: A AFIRMAÇÃO DE UMA IDENTIDADE
2024; Faculdade Novo Milênio; Volume: 17; Issue: 7 Linguagem: Português
10.54751/revistafoco.v17n7-053
ISSN1981-223X
Autores Tópico(s)Arts and Performance Studies
ResumoEste artigo aborda sobre o Caxambu de Andorinha como Patrimônio Cultural de natureza imaterial do Brasil, tratando-se de uma manifestação cultural localizada no município de Jerônimo Monteiro, no estado do Espírito Santo. O caxambu, também conhecido como Jongo no Sudeste é uma dança ritmada por tambores de origem afrodescendente que perpetua os saberes e tradições no Brasil. Este artigo trata da relação da dança com a religião Umbanda e as formas de manutenção desta cultura a partir da sociedade de Jerônimo Monteiro. As concepções abordadas para este caminho investigativo são baseadas em estudos a partir do conceito de representações coletivas, entre outras contribuições de outros sociólogos da religião e a visão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN para os patrimônios culturais, propiciando conhecimentos necessários para a valorização do caxambu/jongo como patrimônio cultural que preserva memórias da coletividade. Por fim, propõe-se quatro etapas para a construção deste estudo, primeiramente uma abordagem sobre a religião no espaço público, depois, um breve relato do Caxambu de Andorinha, relacionando-o com a religião Umbanda e por último destaca-se a criação das oficinas do tambor como forma de manutenção da tradição. Assim, o estudo busca evidenciar a valorização do caxambu como patrimônio cultural brasileiro.
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