Contraturno escolar: práticas pedagógicas colaborativas por meio do lego robotizado
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS; Volume: 13; Issue: 15 Linguagem: Português
10.30612/eadtde.v13i15.18130
ISSN2318-4051
AutoresJuliana Sales Jacques, Gabriela Girelli De Borba,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoO contraturno escolar constitui-se como movimento de Educação Integral, com vistas a potencializar o papel social da escola no desenvolvimento humano. Neste artigo, abordamos o modelo de implementação da Educação Integral na Rede Municipal de Educação do município de Guaporé, Rio Grande do Sul, por meio do contraturno escolar, cujo foco é a integração da robótica educacional, especificamente, o lego robotizado, nas práticas pedagógicas. Analisamos planejamentos didáticos com lego robotizado, tendo como eixo temático a colaboração enquanto pressuposto para a resolução de problemas e desenvolvimento humano integral. Enfatizamos que o lego robotizado é recurso potencializador de práticas colaborativas, as quais são essenciais para a interação em sociedade e atuação cidadã participativa, em movimentos de equidade e justiça social.
Referência(s)