Artigo Acesso aberto Produção Nacional

IOIÔS RUSSELL COCA-COLA LANÇADOS NO BRASIL EM 1982 E SUAS MANOBRAS OFICIAIS

2024; Issue: 31 Linguagem: Português

10.18312/connectionline.v31i31.2546

ISSN

1980-7341

Autores

Wagner de Souza Tavares,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Ioiô é um brinquedo simples de jogar e com baixo custo de obtenção tornando-o popular em vários países. Coca-Cola juntou-se à Russell, a partir de 1982, no Brasil, para fabricar ioiôs estampados com a logomarca de refrigerantes para alavancar a venda de suas bebidas entre as crianças. O objetivo desse estudo foi identificar o número total e por modelo de ioiô, descrevê-los, bem como as manobras na campanha promocional de 1982. A pesquisa foi realizada com leitura de textos impressos e eletrônicos, locução de vídeos em redes sociais, leitura de conteúdos em websites e conversas com colecionadores de ioiôs de três estados brasileiros diferentes. A campanha promocional de ioiôs Coca-Cola-Russell de 1982 foi pioneira dessas empresas no Brasil. Oito modelos regulares de ioiôs foram lançados sendo quatro Super e outros quatro Profissional (dois de cada refrigerante Coca-Cola, Fanta Laranja, Minuano-Limão e Guaraná Taí), além de um ioiô especial Coca-Cola Master. Ioiôs Super tem a borda translúcida, enquanto a dos Profissional sólida. Os ioiôs regulares podem ser identificados por apresentar logomarca do nome do refrigerante circundada em quadrado. A escrita é branca em todos os ioiôs, exceto naqueles do Minuano Limão com escritas em verde-limão. Oito manobras oficiais foram identificadas (usadas em competições oficiais de ioiôs), além de 12 adicionais. O estudo identificou o número total e por modelo de ioiô Coca-Cola-Russell, descreveu-os, bem como as manobras na campanha promocional de 1982. Palavras-chave: Brinquedo; Fanta Laranja; Manobras.

Referência(s)