Desafios enfrentados por agricultoras do assentamento paulo fonteles para ingresso, permanência e êxito no ensino superior
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 16; Issue: 7 Linguagem: Português
10.55905/cuadv16n7-080
ISSN1989-4155
AutoresAline Ferreira Assunção, E. F. da Silva, Alessandra Ferreira Assunção, Reinaldo Eduardo da Silva Sales,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoO presente estudo analisa as dificuldades enfrentadas por mulheres residentes em áreas rurais, com especial enfoque no Assentamento Paulo Fonteles, no estado do Pará, ao buscar concluir cursos de ensino superior. Do ponto de vista metodológico, foi utilizado como instrumento de coleta de dados um roteiro de entrevistas orais transcritas e escolhidas trechos para acrescentar na pesquisa, são três mulheres que estavam em seus percursos acadêmicos escolhidos para as analises, cujo foco era saber como elas superaram os obstáculos no ensino superior, associando suas atividades acadêmicas com a agricultura e os afazeres domésticos, as perguntas foram abertas e deixando fluir os relatos das entrevistadas. Os resultados demonstraram que a inserção dessas mulheres nos cursos de graduação produziu impactos significativos em suas vidas, confrontando-as com conflitos familiares e culturais, que, frequentemente resultou na interrupção de suas trajetórias educacionais. O estudo apontou também para a importância de se compreender tais desafios para promoção de alternativas que viabilizem a permanência e êxito nos cursos de graduação por parte dessas mulheres do campo.
Referência(s)