Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Prova no Papel

2024; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 10; Issue: 19 Linguagem: Português

10.26512/rhh.v10i19.47159

ISSN

2318-1729

Autores

André de Melo Araújo,

Tópico(s)

History, Culture, and Diplomacy

Resumo

Do ponto de vista do conhecimento histórico da Época Moderna, o que estava em jogo quando artefatos manuscritos eram examinados através de reproduções? Quais eram as funções e os limites dessas reproduções, no contexto setecentista de produção do conhecimento histórico? Neste artigo, exploro essas questões ao examinar quatro gravuras diferentes de uma pedra tumular descoberta em 1770. Tal descoberta deflagrou uma disputa pública, por sua vez arbitrada pelo diretor do Instituto Real de Ciências Históricas da Universidade de Göttingen, Johann Christoph Gatterer (1727-1799). A análise das imagens fundamenta a tese segundo a qual os artefatos impressos na Época Moderna podem ser vistos como uma prova no papel dos mecanismos de (re)produção e transmissão do conhecimento.

Referência(s)
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