Utilização de jogos didáticos no ensino da física
2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 7 Linguagem: Português
10.54033/cadpedv21n7-139
ISSN1983-0882
AutoresDanielle de Matos Vitor, Girlane Brito dos Santos, Raul Afonso Pommer Barbosa, Ariel Adorno de Sousa,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO artigo em questão apresenta uma análise detalhada sobre a eficácia e os benefícios da utilização de jogos didáticos no ensino da Física, focando especialmente nos conceitos de Física Moderna e Contemporânea (FMC), uma área considerada deficitária no sistema educacional atual. Para alcançar esse objetivo, foi desenvolvido e aplicado um jogo de tabuleiro denominado "Enigma da Física" em turmas do terceiro ano do ensino médio. A construção e implementação do jogo foram fundamentadas nas teorias da Aprendizagem Ativa e da Aprendizagem Significativa. Os resultados obtidos revelaram-se positivos tanto para os professores quanto para os alunos. Eles indicaram que é viável ensinar FMC no ensino básico, desde que os conteúdos sejam apresentados em uma linguagem acessível e incluam a contextualização histórica e social do conhecimento. Esses resultados sugerem que os alunos possuem maturidade e conhecimento suficientes para interpretar e compreender os tópicos abordados quando apresentados de maneira adequada através de metodologias que estimulem sua participação ativa no processo de aprendizagem.
Referência(s)