Artigo Acesso aberto Revisado por pares

A TECNOLOGIA COMO ESTRATÉGIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO SÉCULO XXI

2024; Faculdade Novo Milênio; Volume: 17; Issue: 7 Linguagem: Português

10.54751/revistafoco.v17n7-062

ISSN

1981-223X

Autores

Rafael Durant Pacheco, Marcos Aurélio Teixeira Robeiro, Ana Paula da Silva, Lucas Maken da Silva Oliveira, Victor Brandão Ataliba, Jaqueline Costa Sherrer, Lauzidete de Oliveira Leite, Patrícia Dias da Costa Marinho, Paulo Roberto Valdo Thomaz, Diego Moreira,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

Nas últimas décadas, a educação tem passado por transformações significativas impulsionadas pela evolução tecnológica. A introdução de computadores pessoais, a disseminação da internet e a ubiquidade de dispositivos móveis consolidaram a tecnologia como um componente essencial no processo educativo. Inicialmente limitada a ferramentas básicas, a tecnologia na educação evoluiu para incluir recursos digitais avançados que facilitam uma aprendizagem mais interativa e dinâmica. Contudo, essa rápida evolução apresenta desafios consideráveis para a formação de professores, que precisam estar continuamente atualizados para integrar eficazmente essas novas ferramentas em suas práticas pedagógicas. A problemática central deste estudo é entender como as estratégias tecnológicas podem ser eficazmente utilizadas na formação de professores no século XXI. A lacuna entre o potencial das tecnologias educacionais e a capacitação dos docentes é uma questão crítica: como preparar os professores para enfrentar as demandas de um ambiente educacional digital e interconectado? Este estudo justifica-se pela importância de uma formação docente robusta e adaptada às exigências contemporâneas. A tecnologia pode transformar a educação, tornando-a mais acessível, personalizada e eficiente, mas requer que os professores sejam devidamente capacitados. O objetivo principal deste trabalho é analisar e sintetizar as estratégias tecnológicas na formação de professores, focando em inovações e metodologias emergentes. A metodologia adotada é uma revisão bibliográfica sistemática, envolvendo análise de artigos científicos, livros, teses e relatórios institucionais, oferecendo subsídios importantes para a elaboração de políticas educacionais e programas de capacitação docente.

Referência(s)
Altmetric
PlumX