Artigo Acesso aberto

A teoria na prática

2024; Coimbra University Press; Volume: 14; Linguagem: Português

10.14195/2183-847x_14_3

ISSN

2183-847X

Autores

Joana Matos Frias,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Num artigo datado de 1975 e intitulado “Os professores contra a parede”, Ana Cristina Cesar, com 23 anos, quis posicionar-se na controvérsia “teoria × não teoria” então em cena, defendendo que “tomar partido no debate” não signi­ficava “embarcar para o inferno ou para o paraíso, mas numa canoa furada”, e que “o libelo contra a ‘teoria’” deveria ser considerado “como uma reação a uma forma de im­por, à utili­za­ção de determinados termos e teorias em detrimento do aluno e da pró­pria lite­ra­tura”. Este ensaio parte desse depoimento da poeta, procurando reconstituir os ele­mentos do diagnóstico – isto é: indagar o que terá provocado o furo na canoa, e em que medida seria ou não legítima a contraposição insanável entre “termos e teorias”, de um lado, e “aluno” e “literatura”, do outro (ou se, em rigor, “aluno” e “literatura” não serão também “termos e teorias”).

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