Uso de telas: impactos no desenvolvimento cognitivo e processos de aprendizagem
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 22; Issue: 7 Linguagem: Português
10.55905/oelv22n7-186
ISSN1696-8352
AutoresKamille Nivea Dantas Lira, Alice Schneider, Êmili Peixoto Barbosa, Mariane Betânia Elias Batista Piana, Gabriele de Souza Góes Nascimento dos Santos, Elisandra Marcia Johann,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO uso de componentes eletrônicos se tornou inevitável na vida cotidiana, esses elementos tornaram a vida mais prática, facilitando vários quesitos do dia-a-dia. No entanto, essa praticidade, o imediatismo, o fácil acesso e a variedade de conteúdo, sucedeu em um uso abusivo desses componentes, não somente para o público adulto, como para o público infantil. O uso de telas para as crianças é variado, podendo ser por televisores, tablets, smartphones, videogame e computadores. Todavia, esse comportamento do uso abusivo de telas tem se mostrado prejudicial, não somente em aspectos fisiológicos, como problemas na visão, bem como prejuízos em aspectos cognitivos e sociais. O seguinte estudo consiste em uma revisão narrativa com o objetivo de analisar os impactos causados no desenvolvimento cognitivo e processos de aprendizagem de crianças. Para isso, recorremos a literaturas que buscam discorrer sobre o uso de telas e os impactos no desenvolvimento infantil. Entre os resultados obtidos na literatura mostram que os distúrbios do sono, atrasos na fala, déficit no desenvolvimento de habilidades sociais, prejuízos no bem-estar psicológico e obesidade estão associados ao uso abusivo de telas. Os estudos relatam que as melhores atividades desenvolvidas com as crianças são as que se promovem fora do ambiente digital e com a presença dos pais. Além disso, alguns estudos discutem maneiras e práticas de uso de telas, para que esses elementos se tornem aliados no processo de desenvolvimento infantil. A partir das leituras, podemos concluir que os estudos concordam sobre os prejuízos do uso abusivo de telas e que se faz necessário o controle desse uso. Esses prejuízos refletem diretamente na rotina escolar, pois o educador precisa lidar com esses déficits cognitivos, comportamentais e sociais no processo pedagógico. Concordamos que os componentes eletrônicos são indissociáveis da vida cotidiana, por essa razão se faz essencial práticas que substituam ou colaborem para que o uso de telas não acarrete em prejuízos na saúde das crianças.
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