Artigo Acesso aberto Produção Nacional

MULHERES NO MERCADO DE TRABALHO

2024; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português

10.36113/rec.v8i1.3103

ISSN

2447-9705

Autores

Sirlei Glasenapp, Lara Ferreira Fávero, Laurine Bressa, Luciana Davi Traverso, Jéssica da Silva Maciel,

Tópico(s)

Rural Development and Agriculture

Resumo

Considerando-se que cada vez mais se discute a importância da figura feminina na sociedade em seus inúmeros papéis, incluindo sua participação no mercado de trabalho, o presente artigo teve como objetivo analisar a percepção das mulheres que atuam em empresas de varejo de material de construção, identificando as questões de gênero que influenciam no desenvolvimento de suas atividades num contexto de predomínio masculino. Foi realizada uma pesquisa de campo, descritiva, aplicada nas lojas de materiais de construção em Santa Maria (RS). A amostra é composta por 28 colaboradoras que trabalham em cinco empresas de materiais de construção desta cidade. A análise dos dados foi realizada de forma quantitativa e, para tanto, foi utilizado o software IBM SPSS Statistics 20®. Identificou-se que 39,29% das mulheres pesquisadas afirmam que as empresas não possuem cargos e funções específicas destinadas a mulheres. Além disso, destaca-se a falta de representatividade de mulheres em alguns cargos, podendo essa realidade ser modificada com novas políticas de carreira que incentivem a inserção de mulheres em cargos de chefia.

Referência(s)
Altmetric
PlumX