Artigo Acesso aberto Produção Nacional

REFORMA FRANCISCO CAMPOS E MOVIMENTO REVOGA JÁ

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 17; Issue: 2 Linguagem: Português

10.15687/rec.v17i2.67648

ISSN

1983-4896

Autores

Marta Araújo, Heloize da Cunha Charret,

Tópico(s)

Youth, Politics, and Society

Resumo

A história do Ensino Médio no Brasil é um reflexo das mudanças socioeconômicas pelas quais o país passou desde a Proclamação da República até a atualidade. O objetivo deste artigo não é focar em tais fatos e sim analisar as políticas curriculares do Ensino Médio no Brasil a partir da Reforma Francisco Campos até a Reforma do Novo Ensino Médio efetivada na Lei 13.415/2017 (BRASIL, 2017). Para alcançar tal propósito será feita uma leitura das principais leis que marcaram esse nível de ensino com o intuito de debater sobre os embates políticos que situaram o contexto contemporâneo de grandes mudanças curriculares e seus reflexos na autonomia discente enquanto seu papel ativo neste processo de aprendizagem. Ainda neste estudo contemplam-se os efeitos que o movimento #Revoga já Novo Ensino Médio encaminhou e os resultados alcançados até o momento, a saber, abertura da consulta pública e a posterior divulgação dos seus resultados, indicando uma transparência maior em relação à momentos anteriores e um avanço no que diz respeito às políticas públicas educacionais.

Referência(s)
Altmetric
PlumX